sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Rotinas e organização matinal

O tema da organização, pontualidade, arrumação, enfim são temas que me agradam e que tento cumprir.
Sem filhos organizava-me de determinada forma, com uma filha de outra forma e agora com duas reorganizei algumas coisas, algumas tarefas e alterei ligeiramente algumas rotinas.
Claro que cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa e não somos todos iguais, nem temos as mesmas tarefas, mas há coisas que podemos intitular de mais generalistas e que numa ou noutra situação se enquadram no dia-a-dia de todos.

Há determinas coisas que faço diariamente, nas minhas chamadas rotinas e que me ajudam a cumprir horários, a ser disciplinada e a não me esquecer de nada, ou quase nada, porque de todo, não sou perfeita.



1. Na véspera, à noite, tento preparar o máximo de tarefas possível, adiantar mochilas, lanches, roupa para dia seguinte, mesa do pequeno almoço preparada, para que no dia seguinte seja apenas, vestir, comer e sair de casa (mais ou menos assim);

2. Acordar um pouco mais cedo, 10/15 minutos. Acredite que faz toda a diferença. Há que contar com imprevistos. Uma das crianças sujasse ao pequeno almoço, a outra não quer acordar e demora mais tempo a levantar-se...enfim um sem número de coisas que podem acontecer e ter 10 minutos de tolerância, dá-nos outro conforto. Se nenhum imprevisto acontecer em casa, pode sair tranquilamente e se tiver um fila de trânsito um pouco mais demorada tem sempre margem de manobra.

3. Levantar quando o despertador toca. Eu sei é óptimo adiar mais um pouco e ficar ali, vai que não vai, fica que não fica, mas depois é péssimo, se ficarmos mais meia hora, depois temos que nos levantar a correr, tomar banho e pequeno almoço num ápice e confesso que não gosto, sem contar que stressar logo de manha não é propriamente o meu objectivo, terei muitas horas ao longo do dia para o fazer. 

4. Repartir tarefas. Se o marido estiver em casa a essa hora também podem e devem ajudar, tendo tarefas e responsabilidades para cumprir. É óptimo contar com o apoio de outra pessoa e saber que não nos temos que preocupar com isto ou aquilo.


Sem comentários:

Enviar um comentário