terça-feira, 25 de março de 2014

Organização # 1

Confesso que gosto de coisas organizadas, de ordem, de principio, meio e fim; não me enquadro em ambientes caóticos, sem ordem, aliás fico "doente" quando assim é.
Com isto não quero dizer que sou maníaca da organização, mas que me sinto bem mais confortável quando à minha volta as coisas são organizadas.
Acho que a desordem e a balburdia são um problema, assim como o exagero na perfeição e na organização o podem ser.
Sou organizada porque sou e porque acho acima de tudo que me permite gerir muito melhor o dia a dia.
Quando se tem filhos, uma casa para gerir, uma vida pessoal e uma vida profissional que nos ocupa no mínimo 8 horas dia, temos que ser organizadas. Sempre fui, mas sinto que desde que na minha vida entraram outras pessoas, que de mim dependem e não sou apenas eu, a gestão do tempo tornou-se imperiosa.
Se estou cansada ao final do dia, estou, oh se estou, mas estaria muito mais se fosse desorganizada.
As mulheres por natureza têm uma capacidade de organização e fazer várias tarefas ao mesmo tempo pensando já no que farão a seguir, mas há quem seja mais ou menos assim, não sendo isso virtude ou defeito.
Hoje partilho convosco alguma das coisas que faço, alguns dos "truques" que utilizo no dia-a-dia e que me ajudam a não me esquecer e a gerir o tempo da melhor forma.
Durante 24 horas há muito que fazer, os dias não são todos iguais, mas há coisas que se repetem e ainda bem... Assim o que faço eu para me disciplinar:

  • Acordo mais cedo 15 minutos do que o necessário, confesso que nem sempre é fácil, mas depois compensa. Prefiro menos 15 minutos de sono e fazer as coisas com calma e tempo. Tomar o pequeno almoço, arranjar-me, vestir a MF sem stresses, ainda para mais grávida, canso-me com mais facilidade;
  • No dia anterior à noite, antes de me deitar organizo o máximo de coisas possíveis: preparo a mochila da MF, a roupa que vai vestir no dia seguinte, a minha roupa, os meus lanchinhos a meio da manhã e da tarde (sim porque uma gravida tem que se alimentar), deixo a mesa para o pequeno almoço já posta...
  • Tenho listas de To Do's; nada mais simples que um caderno/bloco pequeno que anda sempre comigo e onde anoto tudo o que me vou lembrando, tudo o que tenho que fazer e consulto-o diariamente, caso contrário não faz sentido anotar nada;
  • A lista de To Do's aplica-se também quando vamos de férias, no dia a dia profissional, na lista das compras que temos que fazer;
  • Anote sempre tudo o que se lembra, pensar que não se vai esquecer geralmente não funciona então grávida...é melhor escrever assim está lá e vai com toda a certeza pensar "ainda bem que anotei".


E não se esqueça...



Sem comentários:

Enviar um comentário