segunda-feira, 31 de março de 2014

Oporto Kids Market | Entrevista

Já entrevistei a Filipa Cortez Faria algumas vezes (ver aqui e aqui), mas desta vez a entrevista que lhe fiz tem outro propósito.

A Filipa além de ser Mãe da C. e do S., de ser dietista e de ser uma querida é também a organizadora do Lisbon Kids Market e do Oporto Kids Market e foi nesse propósito que lhe lancei o desafio ao qual rapidamente aceitou em colaborar.

Curiosas? Então espreitem a entrevista acerca dos eventos Lisbon Kids Market (que decorreu nos dias 22 e 23 de Março) e Oporto Kids Market (que vai decorrer dias 5 e 6 de Abril, no Edifico da Alfândega do Porto).



1-    Como surgiu a ideia de realizar LKM e o OKM?

Depois do nascimento da C. comecei a frequentar alguns mercados/eventos de vendas direccionados às crianças e mães e como habitualmente ía em família, com o P. e as crianças, sentia que estes eventos não estavam preparados para isso, sendo que depois de no máximo 30m de lá estar tinha de vir embora porque a C. e o S. ficavam impacientes.
No seguimento do Blog My happy kids, criado em Novembro de 2012, comecei a ser desafiada pelas marcas de que habitualmente falava, para criar um evento com venda de roupas de criança mas que fosse “diferente”. Por isso mesmo, pelo meu sentido crítico, e pela vontade de fazer mais e melhor pensei e desenvolvi um conceito: um evento internacional de moda infantil e puericultura, de dois dias, preparado para se ir em família, com actividades variadas para as crianças, entretenimento para os pais, zona de refeições, espaço de fraldário, cantinho da amamentação, etc., reunindo as melhores marcas num ambiente e espaço diferenciado, com conforto e qualidade. E tratando-se de um evento de moda infantil, com apresentação das novas colecções (daí serem no início da estação), era indispensável ter desfiles, algo que não existia em Portugal. Por serem as mães as principais impulsionadoras da existência deste tipo de eventos/mercados e por sermos nós quem compra a maioria das roupas e acessórios para as crianças, fazia sentido ter também uma pequena selecção de marcas para as mães.

2-    Quanto tempo de preparação exige este tipo de eventos?

Estes eventos surgem do trabalho que desenvolvo diariamente no Blog My happy kids, de maneira que a preparação é uma constante ao longo do ano, mas diria que se intensifica nos 2 a 3 meses anteriores.

3-    Envolve quantas pessoas a realização dos mesmos?

Entre organização, produção do evento, montagens e manutenção no dia dos eventos, cerca de 8 pessoas. Tenho de agradecer publicamente ao P., o meu marido, pelo apoio incondicional que me tem dado, não só na preparação mas também durante os eventos.

4-    Sente grandes diferenças entre a 1ª edição e estas últimas?

Acima de tudo há uma maturação do conceito, há mais confiança de que tudo resultará bem e que as pessoas sairão de lá muito contentes, não só as marcas como também quem nos visita.

5-    E existem grandes diferenças entre organizar um Kids Market no Porto ou em Lisboa?

Naturalmente que a proximidade ou distância fazem diferença e é por isso mais fácil organizar este evento em Lisboa. A distância envolve mais deslocações para a escolha do espaço, definição das áreas para cada conteúdo e afinação de pormenores, mas de qualquer forma, como aprendi a delegar, a distância não é problema e por isso faço cerca de 2 a 3 viagens antes do evento do Porto acontecer.

6-    A próxima edição do OKM é já nos dias 5 e 6 de Abril, alguma novidade a ser apresentada que possa partilhar?

As novidades desta edição de Primavera face à de Outono têm a ver não só com uma aposta clara em marcas relacionadas com praia, mas também um espaço destinado a grávidas e futuras mamãs, uma parceria com o Guia de Gravidez Mamãs e Bebés, com sessões fotográficas, formação e ofertas exclusivas. Paralelamente, teremos no sábado e domingo actuação do grupo musical Figo Maduro, que todos adoraram em Lisboa, no passado fim de semana a propósito do Lisbon Kids Market.

7-    Depois de mais um fim-de-semana muito agitado, que se aproxima, tem já planos para novas edições ou novas ideias?

Ideias tenho várias e alguns projectos já estão em andamento, mas que não posso para já revelar. Há cada vez mais mercados, mas ir ao Kids Market é uma garantia de um evento de sucesso, que não é “apenas” uma venda. É a garantia de encontrar as melhores marcas, com o selo Blog My happy kids, num ambiente glamouroso mas descontraído e muito agradável, é um programa em família que seguramente todos vão querer repetir.
Queria também acrescentar que este evento e conceito foram criados para dar resposta às novas necessidades das mães de família, que têm pouco tempo, que são bem sucedidas profissionalmente, mas que adoram estar com os seus filhos e gostam de vestir bem as suas crianças. O que pode ser melhor do que ter reunidas num só espaço as melhores marcas para se fazerem as compras da nova colecção? É sinónimo de uma óptima gestão de tempo, que é essencial nos dias que correm para termos tempo para o que é verdadeiramente mais importante, a nossa família.


Obrigada Filipa...e muito sucesso no próximo fim de semana.



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