quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Entrevista | We're family # 4

Tenho adorado fazer as entrevistas a Mães com 2 filhos, tenho lido, relido e retirado conselhos das experiências vividas por cada das minhas entrevistadas.
Estou muito feliz com a minha gravidez, ainda que com esta gripe, tenho tentado desfrutar da melhor forma da barriguinha que começa a crescer e das imagens que vou vendo nas ecografias que faço.
Mas se a opinião e os conselhos de uma Mãe são importantes, os de um Pai também o são e muito. Assim convidei o João Moreira Pinto, marido, Pai, cirurgião pediátrico, professor universitário, investigador e autor do blogue E os filhos dos outros.



Pai do João Maria com quase 4 a nos e do Manuel Maria com 1 ano,o João sempre muito ocupado, como devem imaginar, mas ainda assim arranjou um tempinho e respondeu às minhas questões. Obrigada João.

1. Ainda que seja a Mãe que está nove meses grávida, o papel do Pai é também muito importante durante este período. Para si, o seu papel enquanto Pai e enquanto marido foi muito diferente numa e noutra gravidez?

Muito diferente, não diria. A segunda gravidez foi vivida com mais calma. Apesar de já estar na minha formação para cirurgião pediátrico, a primeira gravidez fora vivida em grande sobressalto, porque tudo é novo. Na segunda, as visitas ao obstetra foram mais serenas, porque já tínhamos passado por tudo aquilo uma vez. Para além disso, nesta gravidez, eu e a Mãe tínhamos uma situação profissional mais estável, o que terá contribuído também para uma maior 'descomplicação'.

2. Quando e como explicou ao João Maria, que iria ter um irmão?

Julgo que foi a primeira pessoa a saber. Eu e a Mãe estávamos em pulgas, mas fizemos questão de estarmos os dois. Agora que olho para trás, acho que ele não ligou muito. Só quando percebeu a barriga da Mãe a crescer, é que foi tomando consciência do que aí vinha.

3. Ao longo dos 9 meses foi o João que o preparou para a vinda de mais um membro na família? Como?

Foi tudo muito natural. Não fizemos da vinda do novo irmão, um bicho de sete cabeças. O JM tinha 2 anos e uma super-dependência dos pais, própria dessa idade. Assim, acompanhou cada passo da preparação da vinda do irmão: o rearranjo do quarto (ele passou para uma cama-gavetão, «a cama com rodas», o que lhe dava uma ar mais importante), a lavagem das roupinhas que antigamente lhe pertenciam, a reciclagem de alguns brinquedos que ele tinha 'encostado', etc. Em cada passo do processo, o JM ajudava (sempre foi muito prestável). Quando nasceu, continuou a ajudar. Ainda hoje, sente muita responsabilidade pelo bem-estar do irmão.

4. Como foi o dia do nascimento? Como reagiu o João Maria?

O MM nasceu e precisou de ficar ventilado 2 dias, na unidade de cuidados intensivos. Para os pais, foi um filme de terror. O JM foi recambiado para casa dos avós. Veio visitar a Mãe no dia seguinte, mas não podia entrar na unidade de cuidados intensivos.
Não o viu até ele ir para casa, porque o MM estava «a nascer devagariiiinho» (foi essa a sua leitura da explicação que lhe demos, na altura).

5. Participou em alguma tarefa relacionada com o irmão?

Como disse em cima, participou em tudo. Chegou a ir a algumas consultas no obstetra...

6. Tinha e tem momentos dedicados exclusivamente ao João Maria?

Sim. É inevitável. Têm gostos e brincadeiras muito diferentes. É raro conseguir dar atenção aos dois em simultâneo. Para compensar criamos os tempos do 'filho único' que são uma óptima desculpa para fugirmos de casa os dois.

7. Momento mais complicado, mais difícil de gerir com o João Maria?

Os ganchos apertados que o JM aplica ao pequeno irmão quase o sufocam. Diz que são abracinhos, mas mais parece um lutador de wrestling...

8. Como é hoje em dia o relacionamento entre os dois irmãos?

Hoje, o MM tem um ano e o JM fará em breve 4. O MM gosta de se sentar a ver as palermices do irmão. JM devolve algumas gracinhas. Mas não diriam que brincam juntos. O JM é o mais velho e desempanha esse papel com grande responsabilidade.

9. E o amor pelos filhos reparte-se ou multiplica-se?

O Amor não se mede aos palmos. Vive-se. Vive-se com e por cada um dos filhos que temos. O Amor é uma bênção.

10. Alguma dica para Pais que se preparem para a vinda de mais um filho?

'Descompliquem'. Aliás, como em tudo que diz respeito às crianças, o importante é não complicar. As coisas surgem naturalmente. Em casa, vivem todos, pelo que é natural que todos recebam o novo elemento e o acolham da melhor forma que sabem e podem. Havia uma teoria antiga que dizia que se deveria retirar todo o afecto ao irmão mais velho, para que ele não estranhasse a vinda do bebé. Havia coisa mais anti-
natura do que pedir isso a um Pai ou a uma Mãe?

Obrigada João!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário