sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Halloween, Noite das Bruxas ou apenas o último dia de Outubro?

Halloween, Noite das Bruxas ou apenas o último dia de Outubro?
Pois, depende de cada um, para mim é o dia 31 de Outubro. Confesso que não ligo muito ao Halloween e não ligo porquê?
Primeiro porque na minha infância não se vivia esta "febre" de mascaras e chapéus de bruxa, de doçura ou travessura (versão portuguesa), não me recordo de nada, por isso para mim não há tradição, para mim é uma festa, uma comemoração de países de língua inglesa em especial dos Estados Unidos, que nós resolvemos importar.
Não sei como é em Espanha  França ou Itália, mas aqui começaram a viver intensamente esta noite, chamando-lhe noite das bruxas há já uns bons 10 ou 15 anos. Vivia ainda em casa dos meus pais e lembro me de no prédio as crianças de então (hoje com 18 anos ou mais) andarem de porta em porta mascaradas à espera das guloseimas que os vizinhos tinham lá por casa.
Acredito que para esses miúdos, para os desta nova geração, para a minha filha, as origens desta festa já seja mais nacional que estrangeira, mas para mim não.
Por isso ontem quando alguém me questionava o que ía fazer, se ía festejar, fiquei por momentos perplexa a pensar que me tinha esquecido de alguma data especial...pensei já é Carnaval e eu não dei conta? Mas não, pelos vistos entre os mais velhos também existe um qualquer fenómeno de festejar uma festa que de portuguesa não tem nada, é apenas mais uma motivo para uma saída.
Assim e porque já tinha decidido (sem tão pouco me lembrar que dia era), ontem não foi noite de doçura ou travessura, mas de sushi...!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário