sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Crianças em casa...e agora?

Por vezes existem fins de semana e alguns casos, dias da semana em que ficamos em casa com as nossas crianças.
O que fazer para as entreter? O que fazer para as distrair? O que fazer para tornar os serões agradáveis e divertidos?


Deixo-vos ficar dicas de algumas coisas que fiz na minha infância, outras que ouvi aqui e acolá, outras que fiz em casa com a MF...


Caça ao Tesouro
Já vos falei aqui, acerca deste tema, numa óptica de aniversário, mas podemos fazê-lo numa escala mais pequena e esconder uma qualquer guloseima em casa e deixar dicas e pistas aos mais pequenos...vão ver que vai ser super divertido. Podem elevar a fasquia e e inventar níveis que têm que ultrapassar, tarefas que têm que fazer, basta só um pouco de imaginação e criatividade.

Passagem de Modelos
Roupas antigas que já não usa, lençóis que já não utiliza, tudo serve para inventar umas "vestimentas" diferentes. Penteiam-se cabelos, colocamos uns ganchos e molas giras et voilà, os nossos pequenos manequins estão prontos a desfilar.

Adivinhar objecto
Escolher um objecto presente na sala e ou ir dando dicas/pistas ou em alternativa dar a oportunidade de cada uma das crianças fazer 2 perguntas.

Mímica
Pensar no nome de uma música, filme, desenho animado, qualquer coisa que eles conheçam e reproduzi-la por gestos, até que algum adivinhe.

Cozinhar
Porque não fazer um bolo, umas bolachinhas e deixar que os mais pequenos ajudem, podem amassar, fazer pequenas decorações, tratar das formas. E depois resta provar a doçaria para a qual contribuíram...uma bela recompensa. 

Saco mistério
Utilizar um qualquer saco de pano, agora que estamos em época natalícia, pode até ser um com motivos de Natal, colocar objectos pequenos lá dentro (um de cada vez) e os mais pequenos terão por apalpação adivinhar cada um dos objectos.

Caixote TV
Se eventualmente tiver caixotes de papelão lá por casa, caixotes grandes, porque não recortar em formato de tv e recordar os antigos televisores. Com alguma imaginação podem colocar os botões que identificavam este electrodoméstico e simular um anuncio publicitário, o telejornal...

Estas são apenas algumas sugestões, na realidade com um pouco de imaginação podem-se fazer muitas actividades e brincadeiras dentro de casa... por agora e se possível aproveite estes dias solarengos, mas ficam as dicas para quando a chuva chegar.

Bom fim de semana.



Sem comentários:

Enviar um comentário