segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uma doçura # 6

A última vez que falei da minha doçura foi aqui e agora já vai fazer 2 anos. É verdade amanhã é dia de festa e sempre que lhe pergunto quantos anos vai fazer, lá vejo os 2 indicadores levantados e na sua voz tão querida ouço um dos".
Este Verão cresceu muito, não só fisicamente, como também em termos de linguagem e na forma de se expressar. Diz imensa coisa e já começa a construir umas frases:

"Mamã, papeu no chau" = Mamã papel no chão
"Anda aqui, depessa, senta, senta"...(não precisa tradução)
" Oia, oia o penha tem nauiz, checha, belo..." = Olha, olha o panda tem nariz, bochecha, cabelo.
"Oia, o tocá, a mota..." = Olha o autocarro, a mota.

Faz associações muito engraçadas, do género vê os brinquedos da praia e quando lhe pergunto, onde é que a MF brinca com o balde, diz-me "paia, mar, aeia".
Se me ouve a falar ao telefone, sem que eu diga nomes e apenas diga pai, mãe, diz logo vuvu e vovó, ou então se estiver a falar com a minha irmã, diz logo o nome dela e "pima".
Delicio-me a ouvi-la de manhã a falar com o Pai...assim que o J entra no quarto ouço: "Ola Pai", "Sol", isto quer dizer que é para abrir a janela.
Sabe muito bem o que quer, que brinquedos, que desenhos animados, que sobremesa, ou que lanche... os favoritos são "sussinho" e "caia", ou seja, suissinho e queijo. Aliás da ultima vez que fui ao supermercado o J telefonou-me e a MF falou comigo, ouvi apenas: "Mamã, qué sussinho".
Sabe perfeitamente o que é dela e diz: "é meu, minha" e já começa a dizer por favor, numa versão "favor" e um obrigada "opicado".
Continua amorosa, fofa e a querer muitos beijinhos e festinhas, que eu não me canso de dar, pois cada dia que passa adoro cada vez mais esta doçura de filha.



Sem comentários:

Enviar um comentário