quarta-feira, 12 de junho de 2013

Toca a mexer

Conforme prometido inicio hoje a rubrica " Em forma" e em forma significa alimentação saudável  consciente, de acordo com o nosso organismo, com as nossas necessidades, exercício físico, sem exageros, ser feliz e sorrir todos os dias.
Como já vos disse não sou nutricionista, nem tenho qualquer formação na área, apenas deixo aqui dicas do que considero útil, para quem quer estar em forma, para quem quer ser saudável. 
Hoje vamos mexer, vamos mexer pernas, barriga, "bum bum", braços...e sem ir ao ginásio.

Nem sempre é fácil conciliar horários, nem sempre temos disposição para depois de um dia de trabalho ir para o ginásio, mas se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé.
Então se já tem algumas noções de como fazer os exercícios tanto melhor,  senão vá com calma e cuidado.
O ideal era acordar mais cedo e fazer exercício logo pela manhã, assim fica logo feito, acorda o seu cérebro, e com toda a certeza vai cumprir todos os exercícios com mais disciplina.
Reserve 20 a 30 minutos todos os dias e comece pelos alongamentos.
Alongue braços e pernas (cerca de 10 a 15 segundos para cada alongamento), necessita sempre fazer um aquecimento, pois esteve 8 horas deitada sem fazer nada.




Marcha
Faça um minuto de marcha normal, para aquecer e depois comece com uma marcha mais vigorosa. Marche elevando o joelho cada vez mais alto durante cerca de 5 minutos.


Braços
Utilize uma cadeira da sala e coloque-se de costas para a mesma apoiando os braços no tampo fazendo 15 elevações, 3 vezes. Vai trabalhar os trícepes.



Vire-se de frente para a cadeira apoie as mãos no tampo, joelhos flectidos no chão e trabalhe o peito. (3 x 15)



Barriguinha
Ainda com a cadeira deite-se no chão e coloque os calcanhares em cima da cadeira. Faça elevações, utilizando a força abdominal e não no pescoço, caso contrário chegará ao final do dia com fortes dores no pescoço e com a barriga flácida ;-) (3 x 15)



Agora sentada na cadeira flecte as pernas num ângulo de 90 graus e eleve-as e baixe-as sem tocar no chão. Vai trabalhar os abdominais no fundo da barriguinha.



Bum bum
De pé com as mãos apoiadas nas costas da cadeira eleve 15  vezes a perna direita, 15 vezes a perna esquerda e repita mais 2 vezes o exercício exercício.



Termine com alongamentos novamente, à semelhança do que fez no inicio...

Em breve publico outros exercícios para ir alternando de semana para semana e não se aborrecer. Se quiser até, ir alternado dia sim, dia não, durante a semana.

Não se esqueça de ter agua sempre consigo e de comer (não muito) de uma forma consciente e saudável (fruta, pão, barras de cereais ou bolachas, leite ou iogurte) antes do exercício. E tomar sempre um bom pequeno almoço findo o exercício (a refeição mais importante do dia, veja aqui).

Já fez like aqui?


Sem comentários:

Enviar um comentário