sexta-feira, 17 de maio de 2013

Recordações de Infância # 1


Tenho as melhores recordações da minha infância. As crianças são sem dúvida o melhor do mundo e merecem sem dúvida serem crianças, fazer asneiras, divertirem-se, brincarem, enfim tudo o que é normal e faz parte.
Recordo com muito carinho momentos da minha infância e em particular as festas de aniversário que os meus Pais há 25 anos preparavam para mim e para a minha irmã.
Acho que nunca tivemos uma festa igual à outra e não havia amiguinho nenhum que não esperasse ansiosamente pelos meses de Abril e Maio para saber como seria a próxima festa.
Nos anos 80 não existiam espaços com casa insufláveis, escorregas, actividades de pintura e afins, cada um fazia as festas em casa com o que havia.
Os meus Pais tentaram e foram sem dúvida diferentes e inovadores para a época e vejam só a diversidade (a ordem é aleatória, pois como devem imaginar não me recordo com exactidão dos anos em que ocorreram):

- Caça ao Tesouro | a casa da Avó X. era enorme e tinha um jardim grande. O meu Pai com grande paciência criou a Caça ao Tesouro (que eram guloseimas numa caixa super mimosa). Dividiu-nos em grupos e deu-nos as indicações e pistas, todas escritas, cada um tinha um papel com as informações, com charadas para adivinhar, com jogos de lógica, para obtermos uma resposta…enfim um trabalhão que resultava sempre numa tarde bem passada.

- Ilusionismo | Contratou um ilusionista e no terraço de casa os meus Pais colocaram cadeiras para Pais e filhos se instalarem confortavelmente e verem os truques de magia do senhor do chapéu grande. (tenho fotos deliciosas dessa tarde).

- Jogos Populares | Num espaço onde foi concedida autorização para estarmos, pois trata-se de um espaço lindíssimo ao ar livre mas que não está aberto ao público, os meus Pais com a ajuda do Avô J. criaram uma série de jogos populares que nos fizeram gastar todas as energias, desde o jogo do saco, jogo dos pés atados, jogo da corda, barra do lenço, jogo do cântaro. Diversão a tarde toda!!!

- Gincana | Esta também foi muito divertida, num espaço enorme que os meus Pais conseguiram, colocaram bicicletas que utilizávamos para passar pelas várias etapas, de apanhar a bolacha com a boca numa taça com farinha, ultrapassar obstáculos, largar a bicicleta e jogar à macaca, lançar o pião e fazer tudo isto e muito mais num tempo recorde.…

Claro que tudo isto era regado com sumos, groselha, bicos de pato, batata frita e gelatina, salame de chocolate, triângulos com fiambre, pintarolas e o bolo de aniversário…e acreditem não éramos obesos…porque apenas comíamos nas alturas de festa e queimávamos muitas calorias em todas estas actividades…
No final, o meu Pai e a minha Mãe entregavam cada criança em casa, havia serviço de entrega personalizado ;-)

Não sei porquê lembrei-me e andei no tempo…
Recordo com carinho todos estes momentos e outros que noutros posts partilharei…
Obrigada Pai, Mãe e Avós por me terem proporcionado momentos tão especiais.

2 comentários:

  1. Que saudades :)
    Também andei para trás no tempo e não posso deixar de me lembrar das nossas antenas com estrelas nas extremidades :) que abanavam e davam um efeito psicadélico e típico dos anos 80 :)
    Somos e fomos umas privilegiadas, obrigada FAMÍLIA.

    ResponderEliminar