quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dicas de dieta...


Bom tempo, finalmente....!!!! Por isso resolvi escrever este post...bom tempo, calor, praia, biquíni...ui, ui, ui.

Acho que são poucas as mulheres que não se preocupam com a linha, que acham que devem fazer dieta, enfim, umas mais outras menos, mas todas nós, de quando em vez "stressamos" porque a barriga não está tal e qual desejávamos, as calças parecem mais justas para as nossas coxas...enfim umas com razão, outras porque "stressam" sem motivo.

Considero importante que cada mulher se sinta bem com o corpo que tem, acima de tudo que se preocupe com a sua saúde e se isso passa por fazer exercício ou não comer determinado tipo de alimentos, ok, assim seja.
Existem duas coisas fulcrais  saúde e bem estar e foi a pensar neste binómio que resolvi escrever este post. Note-se que o que escrevo não tem por base conhecimentos de nutricionismo, nem tão pouco sou especialista em dietas e afins.
E não se esqueçam que o que se aplica a uma pessoa não tem forçosamente que se aplicar a todas.

De qualquer das formas há coisas básicas que a maioria das pessoas podem fazer e seguir. Assim deixo-vos uma lista do que considero importante e saudável e que habitualmente faço:

  1. Tomar sempre um bom pequeno almoço. Nunca ouviram a expressão "Pequeno almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre". Pois bem é assim que deve ser, um bom pequeno almoço, não tem que ser com ovos e bacon, de todo, mas com pão (escuro de preferência), leite, café, chá, uma peça de fruta ou um sumo natural.
  2. Nunca saltar refeições, pois quando chegar à refeição seguinte, vai estar a "morrer" de fome e além de devorar tudo e mais alguma coisa, vai assimilar tudo isso.
  3. Fazer vários snacks ao longo do dia. Um iogurte magro, uma gelatina (muito pouco calórica), uma peça de fruta, 2 ou 3 bolachas...
  4. Aumentar ao número de verduras, diminuir aos hidratos de carbono, principalmente à noite.
  5. Se possível fazer exercício  nem que seja correr, ou simplesmente andar a pé, subir as escadas de casa ou do escritório em vez de usar o elevador, correr atrás dos filhos...
  6. Comer mais peixe...muito peixe e deixar um pouco a carne, não digo eliminar, não, porque a carne tem proteínas que necessitamos  mas o peixe é também necessário e temos tanto cá em Portugal e fresco.
  7. Beber água, muita água ao longo do dia. Eu começo por beber logo pela manhã, mesmo antes de tomar o pequeno almoço. Não sei se faz bem a alguma coisa, mas criei esse hábito e já não prescindo dele.
  8. Doces? Adoooooooro...mas evito. Não os eliminei da minha vida, mas não tenho muitos em casa e guardo esse momento para alturas especiais, ou então quando estou num daqueles dias que preciso mesmo de uma guloseima. (acho que este é o ponto mais difícil ;-))
  9. Refrigerantes, esqueça...apenas de vez em quando, muito de vez em quando. Tem imensos açucares e não saciam a sede. Faça uma pesquisa e veja os açucares que  tem um a coca-cola. Pergunta-me se não bebo? Claro que sim, mas não todos os dias, nem tão pouco todas as semanas.
  10. Para quem tem filhos, as papinhas, boiões de fruta, iogurtes para bebés são óptimos, não são? Mas não os coma, é para os seus filhos, que queimam muito mais calorias que nós, que passámos o dia em frente ao computador. Não se esqueça que o seu filho corre, pula, dança, salta...
Considero estas dicas acima de tudo saudáveis, mas fica sempre ao critério e ao ritmo de cada um. Como disse não sou nutricionista, apenas partilhei o que faço...

Já fizeram like aqui?


Sem comentários:

Enviar um comentário